A Freguesia de São Pedro de Castelões, com uma área de 21 km2 e uma população de cerca de 8.700 habitantes, representa um terço da população do concelho de Vale de Cambra.
É uma das mais significativas freguesias do município dado o seu valor agrícola, histórico, cultural e natural, tendo sido elevada a vila em 20 de Maio de 1993.
Presume-se que a fundação da Freguesia seja anterior à fundação da Monarquia e o seu nome de origem tenha sido Castelão - homem rico e nobre. Actualmente designa-se por São Pedro de Castelões - Freguesia de ricos e nobres, tendo-se acrescentado o nome do Santo Padroeiro da Freguesia.
Dotada de contrastes entre os abundantes espaços de paisagens e riqueza natural e infra-estruturas de apoio à vida urbana, proporciona um ambiente saudável uma actividade económica que permite desfrutar em pleno o património existente.
Aliando os espaços naturais com as actividades económicas - agricultura e industria - torna-se numa freguesia agradável a moradores e visitantes, sendo que a simbiose entre a paisagem bucólica e a beleza agreste a transformam num espaço especial.
Avante, Castelonenses;
Cantemos por Castelões.
Oh! Terra que sempre vences
Firme, em nossos corações.
Nós somos teus filhos queridos,
Tu és nosso berço ideal
Juncado de jardins floridos,
Brancos, coloridos
Neste lindo Vale.
No alto uma capelinha
Garbosa apontando os céus.
Da Senhora da Saúde
A pedir saúde
Para os filhos seus.
Que lindos, tantos vinhedos,
Tantas camélias em flor,
Oh! Terra dos meus segredos,
Oh! Terra do meu amor.
As águas límpidas das fontes,
Que ao Caima se vêm juntar,
Mergulham por baixo das pontes,
Vindo lá dos montes
A serpentear.
Curva a servis à beleza
À paisagem sem igual
Que tens tu por natureza,
Chamas-te Princesa
De todo o Portugal.
©2018 · IDStudies · Todos os direitos reservados