A capela de Nossa Senhora da Saúde fica situada no alto da Serra do Arestal, a mais de 700 metros de altura. Esta é a sucessora do pequeno recanto existente no lugar de Gestoso com as imagens de Nossa Senhora e Santo António.
A Comissão da Junta de Freguesia foi nomeada e encarregada de tomar posse dos bens da igreja, arranjar esmolas e depositá-las na tesouraria da Junta, até que se soubesse a quem fosse entregue. Em 1914, João Tavares de Matos foi eleito presidente da Junta. A oposição não aceitava que a nova presidência recolhe-se as esmolas. Criou-se uma comissão cultural transitória, passando a definitiva, aprovada a 6 de Junho de 1916 pelo Governo Civil de Aveiro.
Até 1923 a festa religiosa desta romagem era muito simples, apenas com uma missa cantada no dia 15 de Agosto, seguida de uma procissão. Em Maio de 1925, o padre Joaquim disse que não iria consentir qualquer acto religioso na capela enquanto não a limpassem e reparassem. A cultual mandou de imediato pintar a capela para a próxima festa.
Nesta obra predomina o estilo mariano. No seu exterior tem um adro de 143,4 m por 27,4 m de largo, 5 patamares ligados por escadarias. Dentro do adro e 32 m à frente da capela havia um pequeno fontanário onde se acumulavam os romeiros, mudou-se para fora do adro e com espaço suficiente para não acumular o povo.
O cruzeiro foi mudado para o local onde se visse da capela à distância de 146 m, construíram-se também três avenidas a partir da capela do cruzeiro. Nestas avenidas ficam 8 colunas em cimento armado para receberem as estátuas dos quatro evangelistas, Cristo Rei, Virgem Rainha, São Pedro e São Paulo. A sul do adro tem um lago que ao centro tem uma coluna para receber a estátua da Nossa Senhora da Boa Viagem, e à entrada de Sul tem quatro colunas para as imagens da Fé, Esperança, Caridade, São Miguel.
A capela foi toda restaurada, apenas se conservou a capela-mor e o altar. As obras na capela começaram a 26 de Março de 1929, em 15 de Fevereiro 1931 a capela-mor foi benzida e em 13 de Agosto de 1936 é toda benzida pelo Bispo do Porto.
Acrescentaram ainda no exterior pavimento à volta do Santuário para realização de promessas, a casa de cera em frente ao Santuário, arranjaram o soalho, colocaram um lambril em azulejo, removeram as grades de acesso ao altar¬-mor, arranjaram a sacristia com a construção de quartos de banho, colocação de lampadário eléctrico em substituição de velas de cera, arranjos de pinturas das paredes e restauros dos altares e das imagens.
A primitiva capela, referenciada já em 1753 era uma ermida simples, com um altar-mor e uma pequena sacristia, destacando-se na frontaria, em granito, um campanário.
O actual Santuário foi construído em 1929 e 1935, aproveitando-se apenas o altar-mor de talha dourada em forma de conchas, datado da segunda metade do século XVII, e a sacristia. A torre fronteira mede 28 metros e a iluminação interior é feita através de onze janelas.
É neste local que ainda se realiza uma das romarias mais concorridas da região, nos dias 13, 14 e 15 de Agosto. Milhares de romeiros deslocam-se anualmente a Gestoso para venerar a Senhora da Saúde e cumprir as suas promessas. É conhecida a particular devoção das gentes da beira-mar desde Ovar, Estarreja, Murtosa, etc.
©2018 · IDStudies · Todos os direitos reservados