Situa-se em Macinhata e data do início do século XVIII.
Com características típicas das ermidas rurais é composta de corpo, santuário, sacristia do lado direito, tendo a sineira colocada no vértice da frontaria. Cunhais tratados em pilastras e porta rectangular por cima do qual se encontra uma cruz. Diante da fachada principal, no adro, tem um cruzeiro tipo calvário com o ano 1715 inscrito na base, correspondendo, provavelmente, à data da construção da capela.
Segundo a inscrição numa das pilastras do arco triunfal, foi ampliado em 1844 com a construção da capela-mor através do rompimento do arco da parede do topo bem como a construção do corpo da sacristia.
No interior, o arco – cruzeiro é de almofadas corridas. O retábulo data dos finais do séc. XVII, tendo sido restaurado, vendo-se nos pedestais das colunas Santa Bárbara e Santa Catarina. A imagem da padroeira é já da segunda do século XX. Em 1976 foram renovadas as coberturas com laje de betão e remoção das cornijas das cimalhas em granito, construção dos corpos anexos ligados à capela-mor, alargamento das frestas dos alçados laterais da nave e colocação de lambril de azulejo industrial no interior.
©2018 · IDStudies · Todos os direitos reservados